Início » CIMEIRA NO NÍGER: África avalia introdução da zona de livre comércio

CIMEIRA NO NÍGER: África avalia introdução da zona de livre comércio

Por Idnórcio Muchanga

Chefes de Estado e de Governo dos países membros da União Africana reúnem-se hoje e amanhã, no Palácio dos Congressos de Niamey, no Níger, em cimeira extraordinária para avaliar a implementação da zona de comércio livre no continente.

Trata-se de um acordo comercial entre os 44 países da organização, criado com o objectivo de estabelecer um mercado único, e uma área de livre circulação de pessoas, e no futuro adoptar uma união monetária.

Este instrumento foi assinado na reunião de Chefes de Estado e de Governo da UA em Kigali, Ruanda, a 21 de Março de 2018, onde o país esteve representado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que também rubricou o documento.

O acordo prevê que a zona de comércio livre em África deverá entrar em funcionamento após a ratificação de todos os protocolos e anexos por, pelo menos, 22 países, o que já foi feito por 25 estados.

Moçambique participa no encontro com uma delegação chefiada pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, em representação do Chefe de Estado, que inclui o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Júlio Pio, e quadros técnicos do Governo.

Sobre a cimeira, a embaixadora de Moçambique na União Africana e na Etiópia, Albertina Mac Donald, afirmou que o encontro vai apreciar o estágio da implementação da zona do comércio livre no continente, uma vez estarem criadas as condições para a sua entrada em funcionamento. Leia mais…

Texto de Alcides Tamele, em Niamey

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana