O Chefe do Estado, Daniel Chapo, defende que o país precisa de universidades que não apenas formem diplomados, mas que formem cidadãos críticos, criativos, empreendedores e éticos.
O Presidente da República, que falava hoje por ocasião do empossamento
de Reitores e Vice-Reitores de Universidades Públicas, referiu que é fundamental que as universidades investiguem, inovem e que sirvam ao povo moçambicano.
“É por isso que precisamos, igualmente, de refrescar a máquina que lidera estes centros de construção do pensamento transformacional, que muito almejamos na produção de soluções”, disse.
Chapo também falou da inteligência artificial destacando que deve ser vista não como uma ameaça, mas uma aliada poderos, daí que deve ser usada para expandir a mente humana, aumentar a produtividade científica, bem como melhorar a qualidade do ensino.
“Cabe, deste modo, às universidades garantir que ela
seja usada com ética, deontologia, responsabilidade, competência com vista ao benefício da sociedade. A grande mensagem é que as universidades não podem ficar à margem dessas mudanças”. Reiterou que as universidades devem ser o farol que ilumina o caminho da inovação, o espaço
onde a ciência se transforma em soluções práticas
para os desafios nacionais, principalmente para as
nossas comunidades locais, desde a agricultura sustentável até à governação digital, passando pela saúde pública e pela gestão inteligente dos
recursos naturais.
123
Artigo anterior