Início » Chapo exige um Estado transparente

Chapo exige um Estado transparente

Por Jornal domingo

O Presidente da República, Daniel Chapo, diz que quer um Estado que funcione com transparência, preste contas com responsabilidade, coloque o cidadão no centro das suas decisões e use o erário público com responsabilidade e rigor.

Segundo explica a luta contra a corrupção não se ganha apenas na aprovação de leis, planos, estratégias ou criação de instituições.

“Devemos fazer mais, pois não temos dúvidas de que estamos em face de um mal, cuja prevenção e combate exigem o envolvimento de todos nós”, sublinhou.

Reiterou o compromisso do seu Executivo de acabar com este fenómeno e argumentou afirmando que não haverá desenvolvimento sustentável sem integridade; justiça social sem transparência, e muito menos paz duradoura sem confiança nas instituições.

Afirmou ser por conta disto que, para além do Programa Quinquenal do Governo, foi aprovada a Estratégia de Prevenção e Combate à Corrupção na Administração Pública, um instrumento essencial na prevenção e luta contra este mal, neste sector fundamental de prestação de serviços ao Povo.

“Esta Estratégia assenta, especificamente, em três pilares fundamentais: a prevenção, a repressão e a cooperação internacional”.

Na vertente da prevenção, destaca-se a necessidade de cultivar a postura de integridade em todos os sectores da sociedade, sendo que, na vertente da repressão, o compromisso é responsabilizar quem cometer actos de corrupção.

“No pilar da cooperação, reconhecemos que a luta contra a corrupção não pode ser conduzida de forma isolada”, observou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana