O Presidente da República, Daniel Chapo, avaliou como “extremamente positiva” a sua visita de trabalho aos Estados Unidos da América (EUA), destacando encontros estratégicos que reforçaram a imagem internacional do país e abriram oportunidades de cooperação nos sectores da energia, economia, saúde e democracia.
Durante a presença de Moçambique nas Nações Unidas, o Presidente Chapo defendeu maior representatividade africana, incluindo assento permanente no Conselho de Segurança.
Além disso, elogiou três decisões do governo norte-americano: financiamento de 4,7 mil milhões de dólares para gás, inclusão de Moçambique no novo compacto do Millennium Challenge Corporation e a aprovação de um medicamento injetável semestral para tratamento do HIV.
O Presidente Chapo destacou os encontros com a ExxonMobil, empresa envolvida no projecto de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma.
“Nós temos que acarinhar a ExxonMobil para levar a cabo este projecto”, disse, reforçando a importância estratégica do sector energético para a industrialização e o crescimento nacional.