Início » Chapo apela para o reforço da excelência académica

Chapo apela para o reforço da excelência académica

Por Jornal domingo

O Presidente da República, Daniel Chapo, desafia a nova direcção da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), constituída pelo reitor, Rodrigues Nhiuane, e o vice-reitor, Ernesto Guambe, e ao novo vice-reitor da Universidade Joaquim Chissano (UJC), Carlos Shenga, empossados na manhã de hoje, a reforçarem a excelência académica, a inclusão institucional e a capacidade de resposta aos actuais desafios da segurança pública e da diplomacia moçambicana.

Destacou que a ACIPOL é a única instituição policial de ensino superior e continua a ser motivo de orgulho nacional pelo seu prestígio e pela formação de oficiais da Polícia e de quadros civis que contribuem para o desenvolvimento do país.

Alertou, contudo, para a necessidade de fortalecer o estudo de fenómenos que ameaçam o Estado e a estabilidade social, apelando à investigação aprofundada sobre terrorismo, crime organizado, branqueamento de capitais, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e órgãos humanos, raptos e outras actividades ilícitas.

Em relação à Universidade Joaquim Chissano, o Presidente da República desafiou o novo vice-reitor a consolidar a instituição como referência nacional em diplomacia, ciência e governação global, lembrando que a UJC homenageou recentemente o antigo estadista Joaquim Alberto Chissano como “figura central na consolidação das bases institucionais e dos princípios que norteiam a diplomacia moçambicana”.

Apelou ainda à promoção de uma gestão participativa, afirmando que “a inclusão não é apenas um valor moral, é uma condição para a inovação e para a qualidade académica”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana