Início » Chang renuncia mandato de deputado

Chang renuncia mandato de deputado

Por Idnórcio Muchanga

Manuel Chang, antigo ministro das Finanças, submeteu, semana passada, uma carta de renúncia de mandato de deputado, segundo anunciou, esta manhã, a Presidenta da Assembleia da República, Verónica Macamo Dlhovo.

Chang que se encontra detido na África do Sul a pedido da justiça norte-americana no âmbito da investigação sobre as dívidas não declaradas, será substituído por Maria Jonas, do círculo eleitoral da província de Maputo.

Com a renúncia do mandato Manuel Chang perde automaticamente a imunidade parlamentar, o que abre espaço para a sua detenção caso seja extraditado para Moçambique.

Há dias, Manuel Chang viu suspenso o processo de extradição para Moçambique, pelo novo titular da pasta da Justiça e Serviços Correccionais.

Ronald Loamola instruiu o director-geral do Departamento de Justiça e Desenvolvimento Constitucional a apresentar documentos que conduziriam à reavaliação do caso, uma vez que, segundo a lei sul-africana, só podem ser extraditados cidadãos cujos processos tenham sido acusados no país requerente.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana