Início » CAMPANHA AGRÁRIA 2025-2026: Fazer a terra gerar riqueza

CAMPANHA AGRÁRIA 2025-2026: Fazer a terra gerar riqueza

Por Benjamim Wilson
  • País espera produzir 3,4 milhões de toneladas de cereais

O lançamento da campanha agrária da época 2025-2026, na passada quinta-feira, foi marcado pelo anúncio de desafios para os produtores nacionais, no sentido de transformarem a terra num activo para gerar riqueza e alcançar a independência económica do país. O lema escolhido para esta campanha destaca precisamente que “Trabalhar a terra é criar riqueza para Moçambique”.

Na ocasião, o Presidente da República, Daniel Chapo, que orientou a cerimónia central, no posto administrativo de Mafambisse, distrito de Dondo, em Sofala, referiu que, para se gerar riqueza, há necessidade de aumentar a produtividade por hectare, além de assegurar que a produção sirva para o consumo interno,bem como para a exportação.

Exortou os camponeses a garantir que cada machamba que florescer se traduza numa “fábrica viva” para os produtores, a quem classificou como “heróis anónimos” da prosperidade nacional. Considerou também que, acima de tudo, cultivar a terra deve representar um acto de soberania.

Depois de, simbolicamente, ter plantado arroz para o novo ciclo de produção daquela cultura, na região de Mafambisse, Daniel Chapo disse que cada semente lançada à terra representa “fé no futuro”, incluindo confiança no trabalho que traduz a soberania alimentar. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana