A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, interveio hoje nas cerimónias de comemoração do “Mashujaa Day”, o dia dos heróis quenianos, onde transmitiu àquele Povo saudações e cumprimentos do Presidente da República, Daniel Chapo.
Na ocasião, Benvinda Levi disse que para além de ser um momento de recordações e homenagens, a celebração constitui um momento de introspecção e de reflexão de uma nação sobre os feitos dos seus melhores filhos que lutaram, morreram e sacrificaram-se por uma causa nobre que é a de libertar, construir, preservar e consolidar o seu país.
“Recordar os pais fundadores do país, Jomo Kenyatta e seus cinco companheiros, assim como outros heróis conhecidos e anónimos, é um acto de preservação da história colectiva do povo queniano.
Esta efeméride é também de reafirmação da sua visão, valores e determinação, elementos estes que continuam a servir de alicerce e bússola para a contínua construção de uma Quénia que se pretende cada vez mais desenvolvido, justo e inclusivo”, referiu a Primeira-Ministra.
Destacou ainda que os ensinamentos, ideais e valores dos líderes daquele país “continuam vivos não só no seio dos quenianos como também dos povos africanos, sendo ferramentas e referências fundamentais para que continuemos a construir e consolidar as conquistas até aqui alcançadas.
Na unidade reside a força, liberdade e a dignidade que almejamos”.

