Desporto

Xadrez chega às escolas de Gaza

O povoado de Chizavane, posto administrativo de Chidenguele, e o município de Chibuto, província de Gaza, acolheram recentemente cursos de formação de professores de xadrez, no âmbito do processo de massificação da modalidade que vem sendo levado a cabo pela Academia de Xadrez da Matola.

 Acções idênticas já tiveram lugar nas cidades de Maputo, Maxixe, Inhambane e Matola e vila municipal da Namaacha, o que vem permitindo que as crianças de várias zonas do país, através dos professores formados, tenham contacto directo com esta modalidade considera nobre para a criatividade mental.

A concretização deste projecto de massificação do xadrez pelo país tem sido possível graças aos apoios que a Academia de Xadrez da Matola vem recebendo de parceiros empresariais.

Recentemente, a empresa Silos e Terminal Granaleiro da Matola (STEMA) ofereceu trinta tabuleiros gingantes a Academia de Xadrez da Matola, tendo o respectivo presidente do Conselho de Administração, o antigo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Castigo Langa, referido que “ é com satisfação que patrocinamos o xadrez” por considerar modalidade desportiva que melhor ocupa as crianças, com qual aumentam capacidade de raciocínio.  

“Oferecemos tabuleiros de acordo com as nossas possibilidades. Futuramente daremos mais apoio porque reconhecemos a importância do trabalho que esta academia está a fazer para o desenvolvimento do desporto nacional, no geral. Gostaríamos que mais empresas aderissem ao projecto”, anotou Castigo Langa.

Por sua vez, o director da Academia de Xadrez da Matola, Domingos Langa, disse   

 que um dos principais constrangimentos para a prática do xadrez no país é a escassez de material para a sua massificação.

“Só uma boa massificação nos pode garantir a produção de atletas competentes e vencedores na alta competição. De escola crescemos para Academia de Xadrez, mas o nosso horizonte continua o mesmo”, frisou Domingos Langa, visivelmente satisfeito com a oferta da STEMA.

Domingos Langa, antigo presidente da federação Moçambicana de Xadrez, indicou que em parceria com os ministérios da Educação e da Juventude e Desportos a academia, de que é patrono, para a massificação da modalidade aposta seriamente na formação dos professores de Educação Física em matéria de Xadrez.

“O nosso esforço já resultou na escolar de xadrez nas províncias de Maputo, Inhambane e cidade de Maputo. Já estamos a preparar terreno na província de Gaza, o que nos contenta bastante, sobretudo por termos empresas ao nosso lado para este projecto de pôr todo Moçambique a jogar xadrez”, sublinhou.

Ainda de Domingos Langa soubemos que “ nos próximos três anos todas as escolas do país estarão abarrotadas de material de xadrez.” Isso porque o projecto em curso visa cobrir todas as escolas primárias do nível 1 do Moçambique inteiro.

A primeira aposta de Domingos Langa foi criação da Escola de Xadrez da Matola, que ao longo de muitos produziu xadrezistas que hoje são “craques” da modalidade e representam o país em várias ocasiões. Do sucesso da Escola emergiu a Academia de Xadrez da Matola, esta que hoje é responsável pelo renascimento deste desporto onde já não se praticava e sua implantação onde nunca existiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo