Início » ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: Prossegue debate das informações do Governo

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: Prossegue debate das informações do Governo

Por Jornal domingo

As bancadas parlamentares prosseguem hoje e último dia o debate atinente às informações do Governo sobre as matérias cadentes de índole sócio político e económico.

Interrompidas ontem devido a avaria grossa numa das linhas de transmissão de energia da Electricidade de Moçambique (EDM) a cidade de Maputo, as equipas técnicas garantem fiabilidade até porque fala-se do reforço do grupo de geradores para qualquer eventualidade.

A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, explicou que para sanar o problema registado ontem, os técnicos da EDM estiveram a trabalhar e continuam a monitorar a situação ao mesmo tempo que apelou ao Governo no sentido de trabalhar para melhorar cada vez mais o fornecimento da energia eléctrica no país.

Entretanto, o porta-voz da bancada, Arnaldo Chalaua pediu o agendamento do debate como matéria urgente em torno dos constantes cortes do fornecimento de energia um pouco pelo país.

Sobre a proposta, Margarida Talapa referiu que está anotada e será submetida à comissão permanente para a apreciação.

Neste momento, as bancadas fazem perguntas de insistência, com Frelimo a considerar que as respostas correspondem às suas expectativas e a oposição a considerar que foram evasivas e longe de responder aos seus anseios.

Com efeito, a bancada da Frelimo quer saber do Executivo sobre que medidas estão a ser adoptadas para assegurar a implementação célere e uniforme dos actos administrativos aprovados, bem como garantir a efectiva descentralização financeira através da disponibilização atempada dos fundos de investimento e cumprimento dos compromissos assumidos.

O PODEMOS quer esclarecimentos sobre estratégias e programas que o Governo está a levar a cabo para o enquadramento dos jovens recém formados no primeiro emprego e de que formas estes esforços se articulam com os planos estratégicos de habitação juvenil, assegurando metas nacionais claras, mecanismos de financiamento e acesso equitativo á habitação social.

A Renamo por sua vez pretende saber porquê a empresa Linhas Aéreas de Moçambique continua a aplicar preços elevados quando comparado com outras companhias regionais e do mundo fazendo com que em Moçambique, viajar de avião seja quase “milagre” para a maioria dos moçambicanos.

Por seu turno, o MDM quer esclarecimentos sobre as razões dos atrasos no pagamento de salários aos funcionários públicos, bem como as medidas em curso para garantir, não só remuneração com regularidade e previsibilidade, mas também o reajustamento face à degradação da qualidade de vida causada pela subida de preços de produtos.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana