O Presidente da República, Daniel Chapo, terminou ontem a visita de trabalho à Argélia com a assinatura de seis acordos para o reforço da cooperação bilateral a vários domínios.
Trata-se de compromissos sobre intercâmbios culturais e artísticos; domínio de comunicação; ensino superior e investigação científica; segurança e ordem pública; e consultas políticas, assim como entre a Rádio Moçambique e sua congénere argelina. Ainda no quadro da visita, Daniel Chapo participou na IV Feira de Comércio Intra-Africano, na qual chefes de Estado e de Governo analisaram a introdução da Zona de Comércio Livre Africana. Sobre a matéria, o Governo tem a visão de desenvolver não só o transporte terrestre, mas também o aéreo, como forma de dinamizar o desenvolvimento dos países do continente através da facilitação da movimentação de pessoas e bens.
Chapo defendeu que só com um sistema de transportes robusto se poderá flexibilizar o turismo, comércio e logística no continente.
De igual modo, será possível uma maior aproximação entre os povos de diferentes países, o que facilitará as trocas comerciais.
O Governo está a investir nos corredores de Maputo, Beira e Nacala que servem também aos países do hinterland. O trabalho consiste na melhoria de infra-estruturas, nomeadamente portos, estradas e linhas-férreas. Referiu ainda que há um trabalho em curso para a materialização da implantação de fronteiras Leia mais…

