Início » A MEMBRO NÃO-PERMANENTE DO CS DA ONU: Candidatura visa reforçar agenda de paz e segurança

A MEMBRO NÃO-PERMANENTE DO CS DA ONU: Candidatura visa reforçar agenda de paz e segurança

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique lançou, semana finda, a sua campanha de candidatura a membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas (ONU), tendo em vista emprestar a sua experiência na resolução de conflitos, promoção da paz e segurança.

Para um mandato de dois anos, a eleição dos membros do órgão está prevista para Junho do próximo ano, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e Moçambique já conta com o apoio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, União Africana, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, além de outros países.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, sendo cinco permanentes e 10 não-permanentes eleitos por mandato. Na eleição há um número fixo de assentos para os diferentes grupos regionais em que a Assembleia Geral do órgão se divide.

Segundo o artigo 23.º da Carta das Nações Unidas, os membros permanentes são os seguintes: Estados Unidos da América, Rússia, França, Reino Unido e República Popular da China. Os não-permanentes são: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Perú, Polónia e República Dominicana. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana