Início » A liderança política não deve alienar os anseios da população

A liderança política não deve alienar os anseios da população

Por admin

O cientista político, Jaime Macuane, começou por afirmar que  as lideranças políticas não devem coarctar os anseios da população impedindo-os de participar nos processos eleitorais que são um 

veículo de alternância dos governos democráticos.

Para Macuane as ameaças da Renamo podem não estar exactamente relacionadas com a existência de órgãos eleitorais mais transparentes, mas sim com dificuldades de acomodar parte significativa dos seus quadros que sempre tiveram na mira alcançar a CNE.

No entanto, sublinhou que tendo em conta as desconfianças que sempre pairaram em torno do funcionamento da máquina de administração eleitoral, é normal que a Renamo não tenha crenças da sua profissionalização.

Numa situação em que ela parte com uma representação minoritária nos órgãos eleitorais e sendo estes alegadamente viciados, é normal que não tenha muita esperança, mas não creio que tenha feito muita coisa para melhorar o funcionamento destes órgãos. Aliás, a Renamo junta este aspecto ao facto de não estar organizada neste momento, pelo que é razoável que opte por não participar nas eleições”,disse Jaime Macuane para quem esta atitude pode enterrar em definitivo as esperanças da base social da Renamo.

Compulsando sobre o próprio pacote eleitoral, Macuane afirmou que ainda carece de profissionalização, sobretudo no que diz respeito à selecção dos membros para os órgãos de administração eleitoral.

Há um elemento profundo que existe em todos os estudos, que é saber até que ponto os nossos processos eleitorais são credíveis. Este elemento transcende a própria Renamo, daí que é necessário reflectir sobre ele e vermos quais são as opções que surgem no novo “pacote eleitoral”,disse Macuane apontando como um dos aspectos que põe em causa a credibilidade e transparência das eleições a presença ostensiva das forças policiais para além do raio determinado na lei.

Sobre que repercussão terá esta decisão caso não haja um “volte-face”, a nossa fonte referiu que era deveras preocupante sobre tudo para a base social da Renamo que a medida que o tempo passa vai perdendo esperanças de ver os seus dirigentes a assumirem o poder.

“Creio que os principais apoiantes deste partido podem não estar estimulados para tomar parte nestas eleições por várias razões. Uma delas é que depois das sucessivas derrotas estejam desencantados e desorientados. Mas também é preciso ter em conta a fraca actividade política da oposição, que faz com que as pessoas não tenham muitas opções, então para eles estes processos não são atractivos porque não conseguem eleger os seus membros”,disse. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana