Opinião

Vale a pena tentar reduzir as mortes

Somos um país onde se morre por tudo e por qualquer coisa. Não são só os acidentes de viação e o SIDA que causam elevado número de mortes. Também a raiva provoca vítimas mortais. No país houve Mais de 400 mortos por raiva em 10 anos.

Segundo escreve o “Notícias” na sua edição do passado dia 1 (página 5) Quatrocentas e quarenta e duas (442) pessoas morreram em todo o país entre 2003 e 2013 vítimas de raiva, segundo informação tornada pública ontem no distrito do Dondo, em Sofala, durante o lançamento da campanha de vacinação contra aquela doença. Adianta o jornal que Segundo Fernando Rodrigues, técnico da Direcção Nacional de Pecuária no Ministério da Agricultura (MINAG), entre as vítimas de mordedura dos caninos as crianças figuram como o grupo mais visado. Falando na Escola Primária 1 de Junho, local que acolheu a cerimónia, Rodrigues disse que só em 2013 um total de 11 mil  pessoas foi mordido mo país por cães em todo o país. Segundo a fonte, existe mais de um milhão de cães mães apenas 163.869 é que foram vacinados no ano passado dos quais 22.940 na província de Sofala. Acrescenta o matutino que Deveríamos vacinar mais cães porque a situação afigura-se bastante complicada porque há mais pessoas que são mordidas e contraem a raiva acabando por morrer, disse aquele quadro do MINAG.  Ainda segundo ele (…) o Governo importa anualmente cerca de 300 doses de vacina contra a raiva, sendo que outras drogas são trazidas para o país por clínicas privadas. Entretanto, a chefe dos Serviços Provinciais de Pecuária em Sofala, Maria Proença, revelou que na presente campanha de vacinação contra a raiva serão abrangidos mais de 22 mil cães em toda a província de Sofala.

Manda a verdade dizer que se pode considerar como meritório o trabalho que tem sido realizado pelas entidades competentes. Mas, a realidade também manda dizer que não tem sido suficiente para acabar com as mortes. Cujo número é deveras elevado. Há que prosseguir com o trabalho de vacinação. Mas talvez seja pertinente realizar um maior trabalho de sensibilização junto dos donos dos animais. Para que todos mandem vacinar os seus animais. Ao que parece a única forma de evitar mortes. Faz pouco sentido que se percam vidas humanas por mordeduras de cães. Vale a pena tentar reduzir as mortes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo