Famílias moçambicanas, sobretudo casais, estão com nervos exacerbados, porque de algum tempo para ca chamadas telefónicas provenientes da África do Sul chegam com números moçambicanos sem código.
Rita, esposa de mineiro, tem recebido chamadas telefónicas do marido com amor e alegria, matando saudades acumuladas, através de voz do seu homem.
Num belo dia em pleno Setembro, Rita estava na cozinha e o telefone na sala de visita.
O dispositivo deu sinal de chamada e Rita que estava a espera com saudades de conversar com marido, largou tudo e foi a correr para atender a chamada.
No ecrã estava um numero desconhecido de Moçambique.
Pegou no telefone e respondeu com voz murcha…Halo..
Doutro lado da linha ouviu a voz do marido, a partir da mina de ouro de Kinross, na chamada terra do Rand.
Halo… halo querida – gritava o homem a todos ospulmões…Esta doente…o que se passa consigo…? Insistiu Alexandre.
A esposa também insistia com sua voz murcha para ter certeza de que de facto era voz conhecida do marido.
Depois ela perguntou…afinal esta a onde… ?
Em KinrossMine – respondeu o marido, sem saber que o numero do seu telemóvel conhecido pela esposa estava alterado no receptor da chamada.
Ahh..Ahh…o pai mudou de numero…? Não, filha, e o mesmo de sempre –disse Alexandre.
Mas a conversa começou a mudar para confrontação, porque Rita acreditava que Alexandre estava em Moçambique e não queria dizer a ela.
O mineiro desligou a chamada e voltou a ligar de novo. No entanto, mais uma vez no dispositivo da esposa apareceu outro numero diferente da primeira chamada.
Rita ficou mais nervosa. Desligou a chamada e mandou o filho comprar crédito para ser ela a efectuar chamada para o marido através do seu numero da África do Sul.
Fe-lo e Alexandre atendeu, confirmando que estava na companhia Kinross Mine com o primo Jordão e com tio Mário, muito respeitado pela esposa.
Rita acreditou com algumas reservas. A conversa terminou sem os habituais desejos de beijinhos gostosos.
Em seguida, Rita tentou ligar sem sucesso para os dois números, através dos quais recebera as chamadas do marido. Menos convencida, a mulher de Alexandre foi a casa do irmão do marido para falar com a esposa.
Sem delongas, contou toda a história a concunhada Delia.
A concunhada disse que acompanhara conversa na vila com algumas pessoas dizendo que chamadas de telemóveis da África do Sul chegavam com números moçambicanos aos receptores. Há muita confusão-disse Delia, acrescentando que ninguém ousa dar explicação.
Um jovem que estava colado ao seu telemóvel interagindo no facebook com amigos levantou a cabeça e meteu-se na conversa das duas mulheres dizendo “são truques das telefonias móveis que agitam famílias e casais desde que elas anunciaram a redução dos custos de recepção de chamadas de Moçambique na África do Sul “.
Na aldeia circulam boatos de boca em boca sobre um casal que se terá envolvido em peleja, porque a esposa desconfiou que seu marido regressara da terra do Rand sem avisar e escondera-se com amante, usando telefone local desta.
Consta que a maior operadora da Nação Arco-íris do falecido cunhado Nelson nega qualquer responsabilidade na alteração de números no ponto de chegada de chamadas. MTN e maior operadora de telefonia móvel do continente africano com cerca de 220 milhões de clientes.
A Mcel e maior operadora de Moçambique. (x)
Simião Ponguane