Política

Arrancou oficialmente recenseamento militar

Para registar pelo menos 170.000 jovens de ambos sexos, decorre oficialmente, desde ontem, ate a 28 de Fevereiro, o recenseamento militar, decretado pelo executivo em todo o território nacional, através dos governos distritais e conselhos municipais, postos administrativos e estabelecimentos de ensino e missões diplomáticas e consulares no estrangeiro.

Porem, a cerimónia central do lançamento da operação de recenseamento militar/ 2016, terá lugar na próxima quarta-feira,  6 de Janeiro,  em  Dondo, província de Sofala e será presidida pelo titular da pasta de Defesa Nacional, Atanásio Salvador M’tumuke.

O recenseamento militar, de acordo com um comunicado do respectivo ministério, datado de 30 de Dezembro de 2015, vai abranger todos os cidadãos moçambicanos de ambos os sexos, nascidos no ano de 1998, bem como aqueles que não puderam fazê-lo anteriormente, desde que não tenham ultrapassado os 35 anos de idade.

O comunicado sustenta que o governo moçambicano materializa a sua agenda de defesa nacional através das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, constituídas exclusivamente pelos cidadãos moçambicanos e a sua organização é única para todo o território nacional e baseia-se no Serviço Militar.

Por outro lado, acrescenta o comunicado, à luz da Constituição da República e dentro do Plano Económico e Social 2015, foi efectuado recentemente, em Montepuez, província de Cabo Delgado, abertura do terceiro curso de Prestadores do Serviço Cívico de Moçambique, em substituição ou complemento do serviço militar para todos os cidadãos não sujeitos a deveres militares.

“ Para os jovens tirarem proveito destas oportunidades, o ponto de partida é o Recenseamento Militar” sublinha o Ministério de Defesa.

A lei diz que o cidadão que não se apresentar ao recenseamento militar e não regularizar a sua situação é considerado faltoso e fica sujeito a sanções previstas legalmente.

É por isso que o Ministério da Defesa Nacional apela a todos os jovens abrangidos a afluírem em massa aos postos de recenseamento militar a fim de evitar eventuais constrangimentos futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo