Desporto

Adiada a abertura da época desportiva motorizada

As precipitações que se vem registando na Cidade de Maputo afectaram o recinto envolvente do autódromo e kartódromo do Automóvel & Touring Clube de Moçambique (ATCM), condicionaram o arranque este fim-de-semana da época desportiva do clube, que abria oficialmente com a realização da primeira Prova do Campeonato Nacional de Karting ATCM-2017, categorias de cadetes, Maxterino, Maxjunior e MaxChallenge.

Com o circuito em mínimas condições para acolher as provas, uma vez que as águas não invadiram este traçado, já não se pode dizer o mesmo em relação ao habitual local reservado aos boxes (área onde os mecânicos e o resto pessoal da equipa dos pilotos trabalham e onde são realizados os pit-stops – paragem durante uma corrida para reabastecer combustível nos seus karts ou trocar os pneus), completamente inundada.

O ATCM, através da Comissão Desportiva que superintende as provas, reagiu a este adiamento lamentando o facto de tal acontecer. Tratando-se de um fenómeno natural, apesar do esforço do clube de querer evacuar as águas estagnadas, era infalível o adiamento da prova.

– O estado inundado que se encontra a zona dos boxes foi determinante para o adiamento da prova, mas a organização estava pronta para o arranque da primeira prova do Campeonato Nacional de Karting ATCM-2017. Como tem sido em iguais períodos dos outros anos, este ano não fomos felizes. As chuvas que até aqui se registam na Cidade de Maputo condicionaram o arranque da presente época desportiva, justificou Mauro Costa, mais adiante procurando outra data para enquadrar a primeira prova.

– Temos um calendário desportivo traçado que nos abre espaço para incluir esta prova sem prejudicar as outras. Vamos encontrar, internamente, uma alternativa para que esta prova aconteça sem alterar o figurino normal das competições e sem prejudicar os pilotos, disse o ex-piloto do ATCM que ainda não sabe, naturalmente, quando a situação estará normalizada.

Sobre as inundações no ATCM, lembre-se, o clube, pela voz do próprio presidente, António Marques, tem vindo a fazer sucessivos apelos ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo para que autorize o clube a construir canais de evacuação da água para o litoral da marginal para evitar casos semelhantes no futuro mas, relutantemente, não há, até aqui, resposta favorável por parte do Município.

Karl Pitzer é o detentor do trofeu de campeão nacional de karting e este ano prepara-se igualmente, a par da sua irmã, Naomi Pitzer, Lagson Leao e Rodrigo Almeida, para disputarem provas internacionais. Nota negativa, se de facto vir a acontecer, será a ausência do Laher Maciel, muitas vezes campeão nacional, e da promissora ainda cadete, Kami Maciel, nas pistas do ATCM, por razões económicas, segundo justificação dada pelo respectivo agente e pai, Ricco Alli Maciel. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo