Início » Património também produz dinheiro!

Património também produz dinheiro!

Por Idnórcio Muchanga

Há dias, decidi deixar o carro no jornal e caminhar pelas artérias da cidade de Maputo, concretamente na Baixa. A caminhada era tão animada que quando dei por mim estava em frente à estátua do primeiro Presidente da República, do Moçambique independente, Samora Moisés Machel. Refiro-me à estátua grande situada na Praça da Independência, aliás, é importante relembrar que foi ele quem proclamou a Independência Nacional e completa, no dia 25 de Junho de 1975, no Estádio da Machava, cujo aniversário, 47.º, celebrámos recentemente. Junto à estátua estavam dezenas de pessoas, estrangeiras, a tirarem fotografias. Cada um lutava para estar melhor posicionado e, por conseguinte, fazer o melhor registo fotográfico para posteridade. Uns agachavam-se, outros perfilavam nas escadas enquanto outros pisavam o jardim que dá frescura à estátua.

Ao contemplar aquelas imagens, veio-me à cabeça a probabilidade de em tempos futuros começarmos a capitalizar aquela imagem histórica. Começando pela criação de condições para que um guia permanente explique às pessoas o que significa Samora Machel, seu contributo para a história do país. A mesma pessoa será responsável pelo comportamento são das pessoas que visitam a estátua.

Encostei-me a uma das paredes do Centro Cultural Franco-Moçambicano e fui contemplando aquela guerra pela melhor fotografia. Logo de imediato pensei com os meus botões: “Afinal Samora Machel interessa às pessoas! Sendo assim, deveria ser explicada a sua história, pois nem todos que lá vão conhecem-no na plenitude”.

Foi nessa vaga de pensamentos que me lembrei que quando fui a Cuba, para além dos monumentos presentes em Havana, visitei um museu aberto no qual estão expostos aviões de guerra – migs, mísseis e outro armamento usado na guerra em Cuba. Fui igualmente visitar a Casa Museu Che Guevara (a casa onde o revolucionário Che Guevara viveu). A casa foi transformada em um museu onde os visitantes contemplam livros, roupa e outros utensílios usados por Che Guevara. Leia mais…

Texto de Frederico Jamisse
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana