Política

PREPARAÇÃO DO XI CONGRESSO DA FRELIMO: Províncias aprofundam teses

As brigadas centrais do partido Frelimo reuniram-se semana finda nas respectivas capitais provinciais com o objectivo de sintetizar as teses que vão corporizar o XIº Congresso desta formação política a ter lugar entre os dias 26 de Setembro a 2 de Outubro de 2017, na Matola, província de Maputo.

Nesses encontros, os quadros da Frelimo a vários níveis debruçaram-se sobre os cinco temas que constituem os termos de referência para a elaboração das teses ao congresso, designadamente, Unidade Nacional, Paz, Democracia e Reconciliação Nacional; Organização e funcionamento do Partido; Desenvolvimento Económico e Social; Estado, Descentralização e Ética Governativa; Cooperação Regional e Internacional.

Antes, as teses foram debatidas ao nível da base, nomeadamente, célula, círculo, comités distritais e semana finda coube a vez à província que em seguida irá sintetizá-las para a discussão no conclave da Frelimo.

Na ocasião, os militantes e simpatizantes do partido no poder procederam à divulgação das mensagens sobre a importância da preservação da paz no país e das informações sobre o grau de implementação das medidas lançadas pelo Governo para fazer face ao elevado custo de vida.

A situação política também mereceu a atenção dos participantes os que condenaram com veemência as acções belicistas do líder da Renamo e seus seguidores que têm destruído o tecido social e económico, infraestrutural do país e mata cidadãos indefesos.

TEMAS PARA A ELABORAÇÃO DAS TESES

Sobre a Unidade Nacional, Paz, Democracia e Reconciliação Nacional, os militantes consideram este desiderato instrumento fundamental para a construção da cidadania, a consolidação da paz, da estabilidade e da democracia.

Os membrosda Frelimo reconhecem e valorizam a diversidade ética regional, cultural, rácica, linguística e religiosa do povo moçambicano, baseada no espírito de inclusão, solidariedade, tolerância e respeito mútuos.

Assim sendo, aqueles membros afirmam que continuarão firmes e a promoverem, em estreita colaboração com todos os actores sociais, cultura de paz e a solidariedade humana, através do diálogo, da tolerância e da reconciliação, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e unida.

No concernente à organização e funcionamento do Partido, os participantes nestas reuniões entendem que a Frelimo como partido tem no Povo a sua fonte de inspiração, assumindo-se como a força aglutinadora das aspirações de todos os moçambicanos.

Ainda neste capítulo, os militantes e simpatizantes desta formação política consideram que o partido tem estado a liderar da melhor forma todas as transformações que se operam na sociedade moçambicana, em todas as esferas da vida, desde a Luta de Libertação Nacional, na defesa da Paz, da soberania nacional e integridade territorial, na organização do aparelho administrativo do Estado e no desenvolvimento económico-social.

Em relação a questão do Desenvolvimento Económico e social a Frelimo assume-se como a força da liderança, promotora de mudanças através da adopção de políticas, métodos, comportamentos e atitudes que sirvam cada vez melhor os moçambicanos.

È neste capítulo que este partido tem estado a desenvolver esforços ilimitados no sentido de incentivar os cidadãos a serem pró – activos na luta pela erradicação da pobreza e pelo desenvolvimento económico e social sustentável.

Relativamente a questão da descentralização e ética governativa o partido assume o compromisso de promover o reforço da presença do Estado em todo o território nacional, para assegurar a coordenação e a fiscalização das acções de todos os actores, tendo em vista o desenvolvimento económico, social e cultural de Moçambique.

Ainda neste tema, o partido no poder assume a sua missão histórica de continuar a construir um Estado moçambicano unitário, de direito e de justiça social, e a construir uma sociedade de socialismo democrático, reduzindo as desigualdades sociais e desequilíbrios regionais e promovendo a justiça na distribuição da riqueza nacional.

O quinto e último ponto que tem a ver com a Cooperação Regional e Internacional, em que a Frelimo diz ser por um Moçambique próspero, soberano e em boas relações com os países da Região e do Mundo.

Nesse contexto, os seus militantes comprometem-se a promover a paz, a segurança na região, Africa e no Mundo, e a solidariedade internacional, bem como a independência e igualdade soberana dos Estados, reafirmando o desejo de ver a integração regional, com vantagens recíprocas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo