Uma obra de raiz, finalmente, está em fase de conclusão e todos nos vamos regozijar. Prestes a ser aberta ao tráfego, nos próximos dias, espera-se que, com pompa e circunstância, se torne numa via bastante estruturante no que a mobilidade diz respeito.
O introito acima vem muito a propósito da via que vai ligar o bairro do Khongolote, no município da Matola, e a zona do “Molumbela”, no Zimpeto, na cidade de Maputo. Um luxo de estrada, não haja dúvidas, com uma categoria de pavimento jamais visto, pelo menos nos últimos cinco anos.
O troço estava, pelo menos nos últimos dez anos, debaixo de uma onda de desconfianças, em virtude de ter sido dado o início à obra e nunca ter ficado concluída.
A pouca intervenção levada a cabo anteriormente, ainda permitiu, durante algum tempo, contribuir para reduzir distâncias, sobretudo no que diz respeito à acessibilidade à Estrada Nacional Número Um. Os carros chegaram a circular no troço, até que os materiais que se destinavam à reabilitação tivessem começado a desaparecer aos poucos, com destaque Leia mais…