Início » Os sete magníficos

Os sete magníficos

Por Belmiro Adamugy

Meu futuro começa quando eu acordo toda manhã. Todos os dias eu encontro algo criativo para fazer com a minha vida – Miles Davis
Adolphe Sax, o homem a quem é reconhecida a paternidade do saxofone, quando fez o registo em 1846, estava longe de imaginar o impacto que o instrumento teria no desenvolvimento musical no mundo. Com uns mais antigos e outros nem tanto, a família dos instrumentos de sopro, relacionados ao saxofone, inclui o clarinete – este considerado o mais antigo dos instrumentos desta família – o trombone, trompete e muitos mais.
Mas não é do instrumento que pretendo perorar… é do belíssimo espectáculo que Alípio Cruz e seus pares nos brindaram recentemente no Centro Cultural Moçambique-China, lugar igualmente portentoso, que espero honestamente saibamos dar o devido valor, respeitar e, acima de tudo, conservar… é que é mesmo uma obra de arte o lugar.
Alípio Cruz, o nosso Otis, teve a ideia e compartilhou-a com os demais colegas de ofício. Da ideia, passaram a acção e nasceu o “Otis, Saxes, Luz”, um encontro inédito de saxofones de várias gerações, encimados por um denominador comum: talento acima da média! Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana