Início » Como socorremos as vítimas de acidentes de viação?

Como socorremos as vítimas de acidentes de viação?

Por Idnórcio Muchanga

Será que já nos interrogamos sobre como socorremos as vítimas de acidentes de viação e o que precisamos de saber para que o façamos com êxito? Se sim, ainda bem.

Tenho visto, com alguma frequência, transeuntes tentando ajudar os sinistrados para, o mais breve possível, chegarem às unidades sanitárias para avaliação e tratamento médico. Acontece que as pessoas nem sempre são correctamente socorridas.

Trago este tema à ribalta numa fase em que nas rodovias do país jorra menos sangue contrariamente ao sucedido nos meses de Maio e Junho. Isso é bom porque pode ser indício de que os automobilistas, finalmente, decidiram pôr a mão na consciência.

Estudos indicam que 57 por cento das mortes na estrada ocorrem nos cinco minutos após o acidente, pelo que é fundamental saber agir correctamente perante um caso de emergência.

Este aspecto, para o caso do nosso país, ganha relevância em virtude de ainda não termos ambulâncias públicas suficientes para fazer face, com a prontidão requerida, a acidentes que ocorrem, sobretudo, ao longo da Estrada Nacional Número 1.  Leia mais…

Por André Matola

andre.matola@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana