Início » Cirurgias oculoplásticas

Cirurgias oculoplásticas

Por Idnórcio Muchanga

Num passado recente, a mando dos meus editores ou por iniciativa própria, fiz um número considerável de reportagens sobre grandes intervenções cirúrgicas, com o meu eterno companheiro de trabalho Alfredo Mueche, agora reformado, de entre as quais elenco, a título meramente ilustrativo, quatro: operação ao coração aberto, isto é cirurgias a pacientes com doenças coronárias de coração (obstrução dos vasos do coração); cirurgia maxilo-facial; cirurgia a fístulas-obstétricas e linfodema de escroto (gigante).

Fascinava-me e ainda me encanta o facto de que muitas destas intervenções são realizadas por equipas médicas moçambicanas, após adquirirem competências de especialistas com maior traquejo em países como Cuba, França, Espanha, Portugal e no país.

Nos hospitais centrais de Maputo, Beira e Nampula éramos recebidos com imenso carinho pela direcção das respectivas unidades sanitárias. Efectivamente, era um fascínio, realização profissional e pessoal, ver médicos, enfermeiros, instrumentistas, anestesistas, internistas e demais intervenientes a aplicarem todo o seu saber em prol dos pacientes. Leia mais…

Por André Matola
andre.matola@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana