Início » A coisa mais difícil para o Homem é o conhecimento próprio

A coisa mais difícil para o Homem é o conhecimento próprio

Por Idnórcio Muchanga

A sabedoria secular ensina que há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair e estudar. Simples como isso. Bem… não tão simples. Todos os dias somos dados a ver que a equação não é tão fácil assim. Vivemos tempos “corridos” onde a frustração encima muitas vontades e o facilitismo, a aparência (mais do que tudo) convoca estranhos desejos e transforma homens.

Numa sociedade onde mais do que todas as outras formas de transferência de conhecimentos, de sabedoria, de valores são transmitidos oralmente, seria interessante nos atermos ao que pode estar por detrás das “falhas sociais” que nos fazem, quase que em conjunto, caminharmos para o ocaso.

A questão que não quer calar é: onde e quando se quebrou a cadeia de transmissão de valores de uma geração (ainda que a mudança seja quase imperceptível) para outra. O que é que faz com que hoje assistamos coisas simplesmente abomináveis capazes de nos fazerem pensar sem atinar com as necessárias respostas… são os tempos, dizem! Resposta simplória demais para o que testemunhamos. Leia mais…

Por Belmiro Adamugy

belmiro.admugy@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana