Início » Zona Sul regista temperaturas elevadas

Zona Sul regista temperaturas elevadas

Por admin

A região Sul do nosso país tem vindo a registar elevadas temperaturas, nesta época do ano, facto que indicia a ocorrência de uma alteração em termos climatéricos em relação ao que se verificava durante este período considerado de Inverno.

Em períodos análogos, durante o mês de Maio os termómetros, geralmente, registaram valores baixos, comparativamente àqueles que agora se registam.

Com efeito, as temperaturas têm vindo a atingir entre 32 e 34 graus centígrados e, mesmo ao longo da noite, os termómetros não têm conhecido uma descida acentuada, facto que não vinha sendo habitual por estas alturas do ano.

Questionado sobre este fenómeno climatérico, o meteorologista José Savanguane disse que, ao longo do mês de Maio, as temperaturas sobem nos períodos diurnos, mas que, nas madrugadas, os valores climatéricos registam uma descida.

No seu entender, em termos de amplitude térmica, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima tem sido significativa, mesmo assim não se pode considerar como sendo um comportamento anormal em termos climatéricos.

Tal como considerou Savanguane, os meses de Junho e Julho são os que habitualmente têm registado frio, pois é neste período que se verifica a passagem de uma frente fria na região Sul do país.

ALERTA DE SECA

Entretanto, José Savanguane disse que a região Sul do nosso país está a registar um défice de precipitação, depois de nos meses de Março e Abril ter-se verificado pouca queda pluviométrica.

Conforme explicou aquele meteorologista, caso se prolongue a ausência de chuvas, a região Sul do país poderá registar uma situação de seca nos próximos tempos do corrente ano.

Comentando acerca das mudanças climáticas que estão a registar-se pelo mundo fora, Savanguane disse que tem estado a verificar-se o impacto das alterações, onde os fenómenos ocorrem com maior frequência e intensidade.

CONGRESSO

Decorre nesta altura em Zurique, na Suíça, o 17º Congresso da Organização Mundial da Meteorologia, evento que se prolonga até o dia 12 de Junho próximo, sendo que o tema relacionado com as alterações climáticas não deverá escapar a análise dos congressistas.

Para além de analisar os planos e investimentos para o organismo nos próximos quatro anos, o evento vai debruçar-se sobre as acções climáticas com vista a ajudar no sistema de vida e saúde humana no nosso Planeta.

Consta como agenda daquele evento, a necessidade de criação de fortes serviços meteorológicos, capazes de encontrar soluções face ao crescimento populacional ao nível mundial.

Benjamim Wilson

 

benjamim_wilson@yahoo.com.br

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana