Início » ZAMBÉZIA: Travada proliferação de mesquitas em Pebane

ZAMBÉZIA: Travada proliferação de mesquitas em Pebane

Por Idnórcio Muchanga
  • O Governo, em coordenação com a liderança religiosa local, mandou demolir 182 templos

O frenético e estranho movimento de construção de mesquitas no distrito de Pebane, na província da Zambézia, finalmente cessou. Já eram 712 edificações, na sua maioria prontas a usar. O Governo, em comunhão de esforços com a liderança religiosa local, teve o desafio de mandar demolir um total de 182. Agora sobraram 530 templos muçulmanos. A ideia era permitir que se cumprissem alguns preceitos legais, com destaque para o distanciamento entre eles e garantir algum controlo do Estado.

Em meados de Junho de 2018, a nossa Reportagem escalou a vila-sede do distrito de Pebane, no extremo Noroeste da província da Zambézia, e constatou que havia obras de construção de mesquitas por toda a parte. Em alguns casos, tais obras eram feitas em quintais vizinhos, em redor de escolas, entre outros locais.

Naquela altura, percorremos a área urbana e cercanias da vila-sede de Pebane e fomos contando as obras em curso e outras acabadas que ainda cheiravam à tinta. Perdemos a conta quando íamos nas 70 mesquitas e nem tínhamos ido por aí além. Estava claro que eram muitas.

Com bastante curiosidade sobre aquele cenário, contactámos o então secretário permanente distrital, José Tavela, que também não conseguiu explicar com exactidão o que se estava a passar. Pior do que isso, deixou escapar que o Governo distrital tinha feito apelos para se travar aquelas construções, mas ninguém ligou à mínima e as obras prosseguiram.

Na data em que escalámos Pebane, na primeira semana do mês de Junho de 2018, a noite já ia alta, mesmo assim vislumbrámos um camião-cavalo carregado de mercadoria que estava estacionado num local que a escuridão não nos permitiu descortinar onde era.

Na tarde do dia seguinte, retornámos àquele local e o camião já estava posicionado em frente a uma mesquita e os seus ocupantes procediam à distribuição de víveres a um grande grupo populacional. Leia mais…

Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticicas.co.mz

Fotos: Colaboração de Sérgio Costa

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana