Início » Zambézia regista mais infecções pelo HIV

Zambézia regista mais infecções pelo HIV

Por Jornal domingo

TEXTO DE BENTO VENÂNCIO

BENTO.VENANCIO@SNOTICICAS.CO.MZ

A província da Zambézia tem o maior número de pessoas vivendo com o HIV no país, algumas das quais com a capacidade de transmissão do vírus activa, apesar de possuir o maior programa de tratamento anti-retroviral, materializado no âmbito da implementação do Plano de Acção da Zambézia.

Estão no lote dos transmissores activos cidadãos que não estão em Tratamento Anti-retroviral (TARV) e os que, mesmo em medicação, ainda não alcançaram a supressão viral.

Francisco Mbofana, secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à SIDA, destaca a província como a que mais regista novas infecções, alcançando, por isso, os níveis de transmissão mais altos a nível comunitário.

No ano passado, por exemplo, 18 mil (19 por cento) das 97.000 novas infecções pelo HIV no país ocorreram na Zambézia e 480 mil (20 por cento) das 2,4 milhões de pessoas vivendo com o HIV estavam na mesma província.

A par de Nampula, Tete e Niassa, Zambézia registou o aumento na prevalência do HIV em adultos dos 15-49 anos, entre 2015 e 2021, segundo o INSIDA 2021. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana