Início » Xai-Xai completa mais um ano vencendo desafios

Xai-Xai completa mais um ano vencendo desafios

Por admin

A capital da província de Gaza, Xai-Xai, completa amanhã 52 anos da sua elevação à categoria de cidade. Com efeito, passou a ostentar este estatuto, a partir de 7 de Outubro de 1961.

 O crescimento social e económico desta cidade é notável, o que reduz a dependência que Xai-Xai tinha em relação à capital do país Maputo. Depois de ter passado por uma experiência negativa por causa das cheias do ano de 2000, urgia investir em infra-estruturas sociais e económicas, um trabalho feito num local mais seguro, a zona alta da cidade. Esta acção foi acompanhada por um reordenamento territorial para a habitação da população nos postos administrativos de Patrice Lumumba e Inhamissa, os mais povoados neste momento.

Com efeito, a cidade baixa tornou-se menos preferencial sobretudo pelas indicações de insegurança constatadas até aquando das últimas cheias, em Janeiro deste ano. A parte baixa da cidade tornou-se numa zona mais comercial e de prestação de serviços públicos e administrativos.

Mesmo assim, novas construções públicas estão a ser feitas na cidade alta, apontando-se, com destaque o novo edifício multissectorial do Governo provincial, as telecomunicações e o Banco de Moçambique, entre outras como os da Rádio Moçambique e Instituto Nacional de Segurança Social, que já se encontram a funcionar.

Contudo, o principal problema que se coloca neste momento é o fluxo do tráfego e de pessoas na única via principal que percorre a cidade de Xai-Xai, através da Estrada Nacional Número Um, agravado pelo crescimento parque automóvel na cidade, que fez com que a edilidade instalasse dois semáforos em igual número de entroncamentos ao longo da EN1. Há quem diga que o alívio do volume do tráfego na principal via da cidade de Xai-Xai seria possível se a alternativa paralela de Anguluzane a Wenela funcionasse em pleno, embora seja visível o esforço de reabilitação pelo município, numa extensão de três quilómetros.

Para além da implantação dos semáforos, outro ganho que se observa na rede viária é a ligação entre os diferentes bairros da cidade que já facilita a transitabilidade de pessoas e bens entre os postos administrativos da capital provincial de Gaza.

O reforço que se teve nos últimos anos através de transportes públicos contribuiu para tal, sendo, entretanto, necessário alargar-se o tempo de circulação de transportes semi-colectivos no período nocturno.

Também melhorou bastante o abastecimento de água e de energia eléctrica das populações nos bairros da cidade de Xai-Xai, embora seja necessário ainda garantir estes serviços no bairro de Inhamissa onde no inicio deste ano foram abrigadas as vítimas das cheias que afectaram a zona baixa da cidade.

A esse problema, junta-se o outro considerado crónico que afecta a edilidade: a erosão. Autoridades municipais não demonstram capacidade para conter o ritmo de destruição que se acentua também na cidade baixa pelo deficiente sistema de drenagem.

Apesar destes problemas, deve-se assinalar que a instalação do mercado grossista nas mediações do mercado Limpopo, abastecido por produtos agrícolas provenientes de Chókwè e da cintura verde de Xai-Xai resultou numa maior autonomia económica da cidade.

Destaque-se que a cidade de Xai-Xai conta com doze bairros, cobrindo uma área de superfície de 131 quilómetros quadrados, contando com 116 mil habitantes e foi elevada a categoria de cidade no dia 7 de Outubro de 1961 por ocasião da visita àquela cidade (na altura João Belo) do então ministro português do Ultramar, Adriano Moreira.

Artur Saúde

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana