Nacional

Vitória Diogo e Janira Almada relançam cooperação

Moçambique e Cabo Verde vão estabelecer novas relações de cooperação nas áreas de formação profissional, protecção social, bem como na capacitação institucional, com enfoque na inspecção do trabalho.

Um entendimento de princípios foi conseguido há dias num encontro entre a ministra moçambicana do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, e a ministra do Emprego, Juventude e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, que acumula com a pasta da Mulher e Família, havida na cidade suíça de Genebra, à margem da 104ª Conferência Internacional do Trabalho, convocada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As duas partes já iniciaram com o processo, em termos técnicos, envolvendo peritos de ambos os países em matéria laboral e da administração do trabalho, cuja tarefa culminará com a assinatura de um memorando de entendimento, que irá especificar as áreas e necessidades de cada parte.

A ministra moçambicana mostrou-se esperançada em que uma nova página esteja a abrir-se no contexto da cooperação entre os dois países irmãos na área do trabalho, cujo historial e estatísticas não são em quantidades que deviam merecer, tendo em conta que partilham a mesma língua e são do mesmo continente.

Para Vitória Diogo esta é uma oportunidade para demonstrar que é possível desenvolver os países no âmbito da cooperação sul-sul, de que Moçambique tem bons exemplos e numa relação  “win-win”.

Para Cabo Verde, disse por sua vez Janira Almada, que é igualmente Presidente do Partido PAICV, no poder, eleita no primeiro trimestre deste ano, aos 43 anos de idade, o seu sector tem muita experiência na administração da protecção social, sobretudo na componente de integração de trabalhadores por conta própria no sistema de segurança social, diálogo social e resolução de conflitos laborais, bem como na migração laboral, sobretudo por ser um país com longa tradição em matéria de exportação de mão-de-obra, que é uma das grandes expressões do PIB do país.

A governante cabo-verdiana referiu que pretende também cooperar com o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) de Moçambique na área formação de mão-de-obra, na componente de engenharia, visto que, e apesar de ser um país pequeno, em termos de dimensão territorial e de população (tem apenas 500 mil habitantes), está à altura de ajudar Moçambique nesse aspecto, incluindo para a indústria. Cabo Verde disse estar disponívela assinar um memorando de entendimento em matéria da mobilidade laboral entre os dois países.

O encontro tinha como objectivo explorar as possibilidades concretas que possam existir na área de emprego e formação profissional, bem como em termos de cooperação institucional em matéria de capacitação de recursos humanos, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, cujas relações são descritas como sendo excelentes.

Refira-se que a pouca referência, até aqui existente, sobre a cooperação entre Moçambique e Cabo Verde, em termos de emprego e formação profissional, é decorrente de projectos comuns no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como é o caso dos cursos de formação profissional que o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) levou a cabo, no ano passado, em diversos pontos do país, financiados pela União Europeia, nomeadamente na Cidade de Maputo, Beira e Pemba, que já beneficiaram mais de 600 jovens, sobretudo nas áreas de Turismo e Hotelaria.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo