Início » Vitiligo: uma doença misteriosa

Vitiligo: uma doença misteriosa

Por Idnórcio Muchanga

REDACÇÃO

O vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas claras ou brancas na pele (hipopigmentadas), que aparecem de repente e sem uma causa aparente. Em alguns casos, surgem de forma agressiva em várias partes do corpo. Noutros, afectam somente uma parte da pele e só depois de algum tempo alastram-se. Em outras situações, as lesões ocorrem nas mãos ou nos pés.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afecta um a dois por cento da população global e, apesar de se estar na fase de investigação, estudos até aqui feitos revelam que as lesões são causadas pela destruição das células produtoras da melanina (dos melanócitos), pigmento que dá cor à pele.

Em Moçambique, o número de pacientes com esta doença ainda é desconhecido. Entretanto, existem cidadãos nacionais que fazem parte das estatísticas mundiais. Entre eles encontram-se Ilce Denise Bay, Anselmo de Saia e Celso Ferreira, que aceitaram contar à nossa Reportagem os dramas por si vividos, tendo como pontos comuns o processo de descoberta, aceitação e superação.

Desde o ano de 2017, Ilce Denise Bay é acometida pelo vitiligo. Quando a doença começou a se manifestar tinha 20 anos. Contou que a sua pele começou a ficar clara de forma agressiva uma semana depois de ter feito uma tatuagem. Sem saber de que se tratava, o seu pai aventou a possibilidade de ser micose, por isso passou a aplicar cremes e champô para reduzir a suposta micose. Todavia, não obteve nenhum resultado. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana