Economia

PIREP beneficia 48.800 formandos em diferentes áreas

O projecto do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional (PIREP) já beneficiou cerca de 48.800 formandos Provedores de Educação Profissional em diversas áreas de actividade.

Segundo o director do PIREP, Edmundo Jossefa, nos projectos aprovados no Sétimo Ciclo, como agricultura, agro-pecuária, construções, apicultura, corte e costura e electricidade, o valor de financiamento varia de 25 a 100 mil dólares, dependendo do tipo de projecto.

A formação de Provedores de Educação Profissional decorre no país desde 2006, através de Fundo Para o Desenvolvimento de Competências (FUNDEC) financiado pelo Banco Mundial e outros parceiros de cooperação, entre os quais Holanda e Espanha.

Jossefa disse que a formação e assistência financeira visa responder às necessidades de formação da população que se encontra fora da escola nas zonas rurais, principalmente para as mulheres que representam apenas 40 porcento do total dos beneficiários.

Os Provedores da Educação Profissional adquiriram conhecimentos necessários para desenvolver a formação técnica no país, ensinando os outros como iniciarem os seus próprios negócios. Tiveram também formação sobre a forma correcta de utilizar o dinheiro disponibilizado”,disse.

A formação dura apenas três dias para cada ciclo, e o Sétimo Ciclo foi encerrado na garantia de que os formandos desenvolverão a formação técnica no país.

Jossefa aconselhou aos participantes do Sétimo Ciclo para valorizar o que aprenderam e transmitir os conhecimentos adquiridos para aqueles que não tiveram a sorte desta formação, para que “crescendo em conjunto, possamos fazer crescer Moçambique”.

Esta fase serviu essencialmente para a capacitação sobre os procedimentos técnicos e administrativos necessários para uma gestão eficaz dos recursos destinados a implementação dos projectos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo