O Presidente da República, Daniel Chapo, desafiou hoje a Universidade Católica de Moçambique (UCM) e as demais instituições de ensino superior a reforçarem o seu papel na construção de um futuro sustentável, destacando que as universidades são chamadas a “construir pontes”para enfrentar os desafios nacionais e globais.
O Chefe de Estado falava na abertura oficial do VII Congresso Internacional da UCM, que decorre em Maputo, sob o lema “Universidades Católicas, Construindo Pontes para um Futuro Sustentável”.
O Presidente da República enquadrou o congresso num ano simbólico em que Moçambique celebra meio século de independência, sublinhando ser “justo” reconhecer “o contributo sólido e persistente da UCM na edificação de um país mais justo, mais qualificado e mais comprometido com a dignidade humana”.
Assinalou ainda que a UCM se afirmou, ao longo de três décadas,como símbolo de descentralização do ensino superior e de formação integral.
Ao abordar o papel das instituições de ensino superior nas políticas educativas nacionais, o Chefe do Estado reiterou que o Governo definiu como prioridade estratégica o reforço da educação e da ciência.
“A nossa visão decorre do reconhecimento de que não há desenvolvimento económico, inclusão social ou estabilidade democrática sem um sistema educativo robusto, justo e orientado para a inovação”, declarou.

