Início » Uma visita ao Museu dos CFM

Uma visita ao Museu dos CFM

Por Idnórcio Muchanga

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) tem um museu que resume a história de mais de 100 anos desde a sua fundação. O museu estálocalizado no edifício central da empresa, localizado no largo da Praça dos Trabalhadores, ele também um edifício histórico, emblemático e cotado como uma das estações mais bonitas do mundo.

O espaço cumpre na plenitude o seu papel de preservar a memória da instituição e dos homens que laboraram para erguer uma das maiores empresas do país, com património espalhado deNorte a Sul. São fragmentos quelevam o visitante a encetar umaviagem no tempo, desde a casade madeira e zinco de 1883, atéaoportentoso edifício actual; ou dainauguração da primeira linha ferroviáriaentre a baixa de Maputo eo Transvaal, na África do Sul, emJunho de 1895.

Inicialmente, a empresa não operava somente no sistema ferroviário, tendo também explorado serviços de transporte rodoviário e aéreo, através da então Camionagem de Moçambique, extinta nos anos 80, e a DETA (Direcção de Exploração de Transporte Aéreo), transformada em Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Texto de Benjamim Wilson

benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana