DestaqueNacional

Uma manhã no Instituto Superior de Estudos de Defesa

Com foco na modernização e para fazer face às ameaças de guerra, especialmente as formas contemporâneas – o terrorismo, que se regista na zona norte do país, principalmente em alguns distritos da província de Cabo Delgado –, o Governo moçambicano criou, através do Decreto n.º 60/2011, de 18 de Novembro, o Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF) Tenente-General Armando Emílio Guebuza.

A instituição oferece cursos de Promoção de Oficial Superior e Oficial General e de Altos Comandos e curso do Estado-Maior Conjunto, abrangendo os três ramos das FADM, nomeadamente Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra.

Por ocasião do 25 de Setembro, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), que este ano coincide com o 58.º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, domingo visitou o ISEDEF, no município da Matola, província de Maputo, nas proximidades do Hospital Geral da Machava, posto administrativo de Infulene. O objectivo era inteirar-se do seu funcionamento e das expectativas em torno da sua existência.

A visita guiada cumpriu um itinerário: da biblioteca, passou-se para as salas de aula e alguns sectores nevrálgicos onde são formados os militares em matérias de defesa da soberania e integridade territorial. Leia mais…

Texto de Domingos Nhaúle
domingos.nhaule@snoticicas.co.mz

Fotos de Félix Matsinhe

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo