Início » “Um Segundo” de Edna Jaime

“Um Segundo” de Edna Jaime

Por echangule

A bailarina moçambicana Edna Jaime apresenta hoje, às 20h00, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFFM) a dança denominada “Um Segundo”. Estreada no formato online, em Junho de 2020, nas plataformas do CCFM, a performance “Um Segundo” esteve em tournée regional em 2021, apoiada pelo Institut Français, tendo passado por Nairobi (Kenya), Johannesburg (África do Sul), Mbabane (Eswatini) e finalmente em Maputo, no âmbito da 9ª edição da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea KINANI, em Novembro último.

Edna Jaime, nascida em 1984, em Maputo, é uma bailarina e coreógrafa moçambicana. Formou-se em dança tradicional e canto na Casa da Cultura de Maputo. Teve o seu primeiro contacto com a dança contemporânea em 2001, numa oficina dirigida pela coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, convidada pela CulturArte e, a partir daí, deu continuidade à sua formação num estágio de 6 meses em Desenvolvimento Coreográfico.

Criou a sua primeira obra “Niketche” em 2005, um trio feminino apresentado na 6ª edição do “Danse L’Afrique Danse”. De entre várias participações dentro e fora de país, destaca o projecto de colaboração artística entre Moçambique, África do Sul e Madagáscar “Lady, Lady” juntamente com Désire Davids e Gaby Saranouffi. Com “O Bom Combate”, em 2016, venceu o 1º prémio do Concurso de Dança Contemporânea da Delegação da União Europeia em Moçambique.

Entretanto, Edna Jaime pretende doar 15% do valor das receitas de bilheteira às famílias assoladas pelo ciclone Gombe nas províncias de Nampula e Zambézia.  

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana