Início » Tudo a postos para o 40º aniversário da Independência

Tudo a postos para o 40º aniversário da Independência

Por admin

Está tudo a postos para as comemorações em todo país do 40º Aniversário da proclamação da Independência Nacional, a assinalar no dia 25 de Junho, sob o lema “40 Anos de Independência: Unidade Nacional, Paz e Progresso”. As actividades comemorativas foram lançadas no dia 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Presidente da Comissão Interministerial para os Grandes Eventos Nacionais e Internacionais (CIGENI), Oldemiro Baloi, a comemoração do 40º Aniversário da Independência Nacional terá início com uma marcha, na qual será exibida a Tocha da Chama da Unidade, que percorre o país desde o passado dia 7 de Abril quando foi acesa em cerimónia solene em Namatil, província de Cabo Delgado, pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi.     

A Tocha Chama da Unidade vai, uma vez mais, ser acolhida no Estádio da Machava, na província do Maputo, um local memorável e histórico, onde há 40 anos o primeiro Presidente da República, Samora Moisés Machel, proclamou a Independência de Moçambique, como pátria una e indivisível”, disse. 

Oldemiro Baloi recordou que a Tocha da Chama da Unidade passou pelas capitais provinciais, distritos e localidades catalisando a reafirmação do princípio da unidade entre os moçambicanos e a sua recepção tem constituído um momento de festa e de exaltação do povo moçambicano.

As comemorações do 40º Aniversário da Independência de Moçambique contarão com a presença dos Chefes de Estado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Organizações Internacionais e Regionais.

Nas cerimónias centrais agendadas para o Estádio da Machava prevê-se as seguintes actividades:

Recepção da Chama da Unidade e o Acender da Pira por Sua Excelência

Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi;

Orações religiosas;

Desfile civil-militar;

Intervenções

Discurso do Sua Excelência Presidente da Republica; e

Mega Espectáculo (com previsão de fim para às 06h00 do dia 26 de Junho) 

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Editado por Custódio Mugabe  

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana