DestaqueNacional

TotalEnergies reforça presença em Moçambique

A TotalEnergies reforça a sua presença em Moçambique com a aquisição da rede de estações de serviço, da actividade de venda de produtos petrolíferos e activos da BP. 

A transacção envolve uma rede de 26 estações de serviço, um portfólio de clientes industriais e 50 por cento do capital da SAMCOL, empresa de logística anteriormente detida conjuntamente pela TotalEnerges e BP que opera os depósitos de combustíveis da Matola, Beira e de Nacala.

Estes activos veem complementar a rede existente da TotaEnergies em Moçambique que já compreende 57 estações de serviço, bem como as suas actividades B2B. 

A TotalEnergies reforça assim a sua posição de actor de primeiro plano na distrbuição de produtos petrolíferos do país.

Por ocasião da sua visita hoje a Moçambique, Patrick Pouyanné, presidente e director-geral da TotalEnergies e o ministro dos Recursos Mneraise Energia, Ernesto Max Tonela, inauguraram a primeira estação da  rede com a marca “TotalEnergies”.

A estação “24 de Julho”, situada em Maputo, funciona totalmente com base em energia solar e dispõe de uma loja de conveniência, que inclui um café Bonjour. 

A TotalEnergies conta, assim, com 19 estações que funcionam com base em energia solar.

“Este acordo traduz a vontade da TotalEnergies de continuar os seus investimentos no sector energético em Moçambique para implementar a nossa estratégia multi-energias, através da distribuição de produtos petrolíferos para a mobilidade, do nosso importante projecto de gás natural liquefeito Mozambique  LNG e do fornecimento concomitante de gás doméstico, bem como  das oportunidades no domínio das energias renováveis em fase de avaliação. Temos, assim, a ambição de contribuição para o desenvolvimento sustentável e permitir o acesso à energia ao maior número possível de pessoas”, afirmou Patrick Pouyanné, pesidente e director-geral da  TotalEnergies. 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo