DestaqueNacional

Transportadores urbanos recebem compensações

Os operadores de transporte público urbano de passageiros começam hoje a receber as compensações anunciadas pelo Governo, na cidade de Maputo, em consequência do agravamento do preço de combustível, no país.

Numa primeira fase, os montantes são canalizados as contas dos gestores das cooperativas e empresas municipais que operam no grande Maputo, nomeadamente municípios de cidades de Maputo e Matola, Vila de Boane, assim como distrito de Marracuene.

O vice-presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), Sancho Mavunja, disse que neste momento decorre o processo de levantamento dos transportadores semicolectivos licenciados, que operam nas capitais provinciais, por forma que estes também comecem a usufruir desta medida.

Em simultâneo, as associações provinciais estão a fazer o trabalho de sensibilização aos transportadores que trabalham ilegalmente para regularizarem a situação, para que também se beneficiem deste subsídio.

De referir que o Governo anunciou recentemente duas medidas compensatórias, nomeadamente a remuneração aos transportadores e subsídios aos passageiros, durante seis meses.

Entretanto, ainda não há informações sobre quando é que os passageiros passarão a receber os referidos subsídios, uma vez que depende da harmonização do funcionamento do pagamento electrónico nos meios de transporte de passageiros.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo