Início » Tráfego condicionado até Agosto

Tráfego condicionado até Agosto

Por admin

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo anunciou, há dias, que a circulação rodoviária, nas zonas altas e baixas da cidade e o Bairro de Magoanine, estará condicionada devido as obras de abertura de vias de acesso onde vão circular autocarros de transporte de passageiros.

Estes trabalhos incluem perfurações nas estradas e/ou passeios com uso de equipamentos apropriados e terão a duração de 24 a 30 meses.

Numa primeira fase a intervenções com consistirão no estudo de solos, tendo em vista o projecto de rápido escoamento de autocarros, vulgo BRT. Espera-se que o novo sistema de transporte de passageiros comece a operar até finais de 2017, altura em que as obras e colocação dos respectivos autocarros estarão concluídas.

domingoapurou para a operacionalização do BRT, no primeiro dos dois corredores previstos, deverão ser introduzidas alterações nas avenidas Guerra Popular, Acordos de Lusaka, FPLM, Julius Nyerere e Eduardo Mondlane, no troço entre o Museu e o Ponto Final.

A iniciativa inclui ainda mexidas na Praça dos Trabalhadores, Museu, Praça dos Combatentes e Magoanine, onde serão construídas terminais próprias para o sistema, para além de outras 20 estações de embarque/desembarque ao longo do corredor formado por aquelas rodovias.

João Matlombe, vereador do pelouro de Transportes e Trânsito, no Conselho Municipal, disse que as alterações nas estradas do corredor incluem a sua ampliação por forma a acolher as faixas a serem exclusivamente usadas pelos pouco mais de 70 autocarros, com capacidade para 140 passageiros.

A carreira-expresso, partindo da baixa ou do Museu, só parará na terminal do Xikhelene, numa viagem de cerca de 30 minutos, contra as pouco mais de duas horas que os “chapas” precisam para ligar os dois pontos”.

Uma das saídas, de acordo com o vereador Matlombe, será aquelas viaturas passarem a cobrir rotas que alimentam os terminais do BRT, por exemplo levarem passageiros de Guava, Mateque, Albazine e demais pontos para Magoanine.

Os números oficiais indicam que cerca de 166 mil passageiros serão transportados diariamente nos autocarros, sendo que a abertura das vias e colocação de todos equipamentos estão orçadas em pouco mais de 425 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 45 milhões são comparticipação da edilidade e os demais serão alocados pelo concessionário.

Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana