DestaqueNacional

TotalEnergies apresenta estudo de mercado de Cabo Delgado 

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1 Limitada, na qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, apresentou esta semana, em Pemba, um estudo de mercado, realizado pela Deloitte, que mapeia a realidade económica de Cabo Delgado e avalia as competências da província em matéria de fornecimento de bens e serviços, providenciando informações de mercado sobre diversos actores, incluindo empresas, associações empresariais e institutos técnicos de formação profissional.

O estudo procede igualmente ao mapeamento dos diversos programas de apoio ao desenvolvimento socioeconómico da província, bem como das respectivas fontes de financiamento, de modo a permitir um melhor alinhamento entre os programas e evitar a duplicação de esforços.

Este estudo de mercado, feito no âmbito da revisão do Plano de Conteúdo Local do Projecto Mozambique LNG, permitiu identificar os três sectores críticos que podem estimular o mercado local e todas as cadeias de valor, nomeadamente construção civil, transportes e logística, e serviços gerais.

O estudo permitiu ainda o estabelecimento de uma base de dados actualizada de 1137 empresas, a análise quantitativa e qualitativa dos ecossistemas dos principais actores de cada um dos sectores, e o mapeamento das principais fontes de procura e oferta na província, dentro dos três sectores referidos.

O referido estudo aponta as necessidades de educação e formação

técnica e profissional, e identifica potenciais sinergias a serem estabelecidas entre estas necessidades e a proposta de Programa Único de Conteúdo Local, para impulsionar actividades que possam já estar em curso.

Na cerimónia de apresentação do estudo, houve ainda lugar à cerimónia de entrega oficial de certificados ISO 9001 a 11 Pequenas e Médias Empresas (PME) da província de Cabo Delgado, que integraram o Programa de Preparação e Obtenção de Certificação das PME promovido pela TotalEnergies, em parceria com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

As empresas certificadas operam em diversos sectores de actividade, como Prestação de Serviços, Construção Civil, Serviços Eléctricos, Produção, Aprovisionamento e Corretores Sob Medida. As PME certificadas beneficiarão ainda de um acompanhamento de dois anos para a renovação da certificação.

Nocif Magaia, director provincial da Indústria e Comércio de Cabo Delgado, que saudou a certificação das empresas, afirmou que o estudo de mercado apresentado “responde ao desígnio de fortalecer a integração e crescimento das indústrias locais e de todo o sector privado emergente na cadeia de valor dos megaprojectos, com base no conteúdo local, privilegiando as pequenas e médias empresas  moçambicanas”.

Maxime Rabilloud, representante da TotalEnergies em Moçambique, afirmou que a realização deste estudo de mercado e a certificação de empresas moçambicanas são um testemunho do nosso compromisso em contribuir para promover o conteúdo local e, por conseguinte, contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, em geral, e de Cabo Delgado, em particular. Apesar de o nosso projecto Mozambique LNG continuar em força maior, e, portanto, com as operações suspensas, continuamos a investir em acções de conteúdo local para o desenvolvimento socioeconómico em Mocímboa da Praia e Palma, que já permitiram a criação de mais de 1300 empregos permanentes”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo