Moçambique Uma Tempestade Tropical Moderada denominada “FYTIA”, formou-se às zero hora no Canal de Moçambique.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema permanece semi-estacionário, possuindo um raio máximo de 120 quilómetros, com ventos de intensidade em torno de 75 quilómetros por hora e rajada máxima de 105 quilómetros por hora.
As projecções apontam que, nas próximas 12 a 24 horas, o sistema mova-se lentamente em direcção de Madagáscar, afastando-se da costa moçambicana.
O INAM prevê que durante o dia de hoje os efeitos da tempestade se possam fazer sentir na região costeira das províncias de Nampula e Cabo Delgado.
No extremo norte do Canal de Moçambique deverá ocasionar agitação marítima com ondas oceânicas de altura até seis metros, além de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas severas sobre o mar.O INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança.

