Os moradores do bairro de Tchonissa, distrito de Boane, reclamam pela falta de corrente eléctrica para iluminar as suas casas e vias públicas. Para o efeito, em 2019, apresentaram a preocupação à Electricidade de Moçambique (EDM), que culminou com a electrificação de alguns quarteirões na zona conhecida por Tchonissa Muteve.
Entretanto, a energia eléctrica não abrangeu todos residentes, sobretudo dos quarteirões 2, 11, 12, 14 e 15 de Tchonissa Muteve. O mesmo sucede com todas comunidades de Chipapa e Tinhalene.
O problema foi reportado por diversas vezes aos gestores da EDM do distrito de Boane, província de Maputo. Os cidadãos daquelas comunidades contaram que há anos que, de forma recorrente, têm feito os pedidos para electrificação, sem sucesso.
Em algumas ruas são visíveis postes de iluminação de alta de tensão Posto de Transformação (PT) já montados.
Noutros locais estão implantados postes de baixa de tensão, mas sem os cabos de corrente eléctrica. Enquanto as comunidades clamam pela instalação da corrente eléctrica, cerca de 140 postes estão amontoados no centro de saúde local. Quase todas casas têm as instalações feitas. Os gritos de socorro vêm de quase todas famílias, pois, segundo a população, o problema está a propciar a prática de vários tipos de crimes, desde roubos a assassinatos, quer na via pública, quer em residências. A situação permite ainda a presença frequente de serpentes nas casas.
Este ano foram reportados dois casos de assassinato protagonizados por indivíduos ainda desconhecidos. Leia mais…