Início » Tanque dos Gémeos

Tanque dos Gémeos

Por admin

Irmãos gêmeos, Bangue Almeida e Manuel Almeida, do povoado de Ulimi, sede do distrito de Angónia, apostam na piscicultura integrada como forma de tirar maior partido das vertentes de  

pesca e agricultura, sendo que têm dois tanques e um terceiro ainda em construção.

Bangue Almeida assegura que o cultivo de tilápia em cativeiro está a gerar lucros a ponto deles efectuarem captura de peixe em duas épocas, com proveitos a rondarem os dez mil meticais em operação.

“Temos quatro trabalhadores efectivos e seis sazonais que são solicitados em função da demanda do trabalho”, frisou Bangue Almeida.

O piscicultor disse que enfrentam algumas dificuldades como falta de rede de pesca adequada, dificuldades para abertura de novos tanques, pois fazem manualmente durante um período superior há oito meses.

“Se tivéssemos apoio do Serviço Distrital de Actividades Económica (SEDAE), na alocação de pá escavadora, o processo levaria uma semana e assim poderíamos pôr em marcha o projecto de abertura de 15 tanques”, disse ainda o nosso interlocutor.

Os peixes são alimentados de ração fornecida pelo SEDAE, reforçada pelas hortícolas tiradas da machamba, de acordo com a fonte.     

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana