Desporto

Apuramento inicia dia 24 no Centro do país

A fase final do Campeonato Nacional de Futebol da Divisão de Honra, a nível da zona centro do país, começa a ser disputada no dia 24 de Setembro em curso, envolvendo oito equipas das províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete, qualificadas como campeões e vice-campeões provinciais.

Diferentemente das zonas sul e norte do país, a região centro vai apurar o seu representante no “Moçambola” 2017 através duma fase final devido à situação de insegurança militar que impossibilitou a realização dum campeonato regional regular.

Estão apurados, em Sofala, Sporting da Beira e Têxtil do Púnguè; em Manica, Textáfrica e Universidade Pedagógica; na Zambézia, Ferroviário e Sporting de Quelimane; em Tete o Achawa FC e Clube Desportivo de Angónia.

A Federação Moçambicana de Futebol acabou aprovando a proposta apresentada pelas associações provinciais para o envolvimento dos vice-campeões provinciais na “poule” do centro, contrariando a decisão inicial, segundo a qual o apuramento seria disputado apenas pelos campeões.

O apuramento será disputado em duas séries. A FMF abriu as candidaturas para os interessados, sendo que cada série será concentrada numa capital provincial, isto como forma de reduzir os custos de participação das equipas.

Em relação a zona norte, onde a Liga Desportiva de Pemba já foi proclamada vencedora, surgiu um problema colocado pela Universidade Pedagógica de Lichinga, que reclama a desistência do Benfica de Nampula.

O Conselho de Disciplina da FMF está a analisar o caso. O certo é que o Benfica de Nampula não se apresentou ao jogo que devia realizar com o Ferroviário de Lichinga, inserido na última jornada do apuramento na Zona Norte.

Os “encarnados” não se deslocaram à Lichinga, situação que, segundo o regulamento da prova, é classificada por desistência (a equipa que faltar à última jornada da prova é desqualificada).

Assim, a FMF poderá retirar todos os pontos conquistados ao Benfica, o que implicaria que a Liga Desportiva de Pemba perca seis pontos pelas vitórias obtidas.

Nesse cenário, a equipa da Universidade Pedagógica de Lichinga ganha vantagem pontual sobre a Liga Desportiva de Pemba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo