DestaqueNacional

Governo aposta na manutenção do nível geral de preços

A Proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2022 preconiza a manutenção da estabilidade do nível geral de preços, com uma inflação média anual de 5,3%.

Segundo o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, Moçambique pretende ainda atingir 5,2 mil milhões dólares norte-americanos em exportações e constituir reservas internacionais líquidas para cobrir 6 meses de importações de bens essenciais para o funcionamento da economia.

Intervindo na apresentação da proposta na Assembleia da República,  o governante disse que outra meta importante é um fluxo de investimento directo estrangeiro no valor global de cerca de 3,2 mil milhões de dólares norte-americanos.

“No domínio da Agricultura prevemos um crescimento de 4,7% justificado pelo aumento de novas variedades de culturas, pacotes tecnológicos, número de extensionistas, conjugado com as boas perspectivas da época chuvosa. Na indústria transformadora, esperamos um crescimento de 2%, influenciado pelas áreas de minerais não metálicos, incluindo o cimento, assim como pela indústria alimentar e de bebida”, detalhou.

Prosseguiu afirmando que no sector da energia, o Executivo espera um crescimento de 3,2% com a conclusão e a entrada em funcionamento das Centrais Solares de Metoro e Cuamba, com capacidade de 61 Megawatts e 41 Megawatts respectivamente.

Na Indústria Extractiva prevê-se um crescimento de 4,1%, sobretudo impulsionado pelo início da produção e venda de gás natural, a partir do segundo semestre de 2022, no âmbito da Plataforma Flutuante do projecto Coral Sul na bacia do Rovuma.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo