Artes & Letras

O Rei da Timbila – Um tributo a Venâncio Mbande

O Rei da Timbila – Um tributo a Venâncio Mbandeé como se designa a instalação audiovisual em homenagem ao legendário homem da Timbila Venâncio Mbande, a ser vista a partir da próxima quarta-feira até o dia 24 do mês em curso, na Associação dos Escritores Moçambicanos, em Maputo.

A instalação, que inclui 12 fotos auto-retratos do Mestre ("inter.views/Venâncio") e um soundtrack ("first timbila dream"), resulta de uma iniciativa que está a ser levada a cabo pelos artistas austríacos, Werner Puntigam e Klaus Hollinetz, que em Maio de 1998 visitaram Moçambique e tiveram a oportunidade de conhecer Venâncio Mbande e sua Orquestra "Timbila Ta Venâncio", na sua casa, em Zavala, província de Inhambane.

Fascinados pelo som maravilhoso e poderoso da timbila, cânticos e danças, Werner Puntigam, documentou todos notáveis momentos em fotografia, e Klaus Hollinetz, fez o mesmo, fazendo a gravação do áudio.

O soundtrack e as fotos auto-retratos do Mestre, feitos entre os anos 1998 e 2009 com a colaboração de Fátima Vieira, para a sua primeira apresentação em Moçambique, serão posteriormente apresentados em outros quadrantes do mundo afim de manter a alma e som do "Rei da Timbila" viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo