Início » SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: Mapeamento espacial ajuda na tomada de decisão

SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: Mapeamento espacial ajuda na tomada de decisão

Por Idnórcio Muchanga
  • Em entrevista ao domingo a coordenadora da Agência de Desenvolvimento Geo-Espacial fala do
    papel da instituição na monitoria da evolução da covid-19

Em momentos críticos da pandemia a Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-espacial desenvolveu uma plataforma que permitiu fazer a monitoria dos casos da covid-19 no país.

Para além de identificar o número de casos diagnosticados, internados, a curva epidemiológica, esta plataforma permitiu ao Ministério da Saúde desenhar estratégias para melhor responder à demanda no Serviço Nacional de Saúde, sobretudo no alocamento de recursos humanos e equipamentos.

Em 2019 esta mesma entidade apostou na criação de soluções de base tecnológica com vista à criação de oportunidades de empreendedorismo juvenil e desenvolvimento do sector Privado, sendo que no ano seguinte passou de um programa de desenvolvimento geo-espacial, financiado pelo Banco Mundial, para o estatuto de Instituto Público. Em conversa com o domingo, Odete Semião, coordenadora da Agência, falou da importância do cruzamento de dados geográficos espaciais na actualidade e a sua relevância na tomada de decisões e criação de políticas públicas de desenvolvimento dos países.

Quando falamos de desenvolvimento geo-espacial a que nos referimos, concretamente? Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana