Nacional

Seiscentas famílias recebem novos talhões

Cerca de setenta famílias que se encontravam nos centros de acomodação já receberam os respectivos talhões no bairro novo de Inhamissa, na cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza. As

 vítimas das recentes cheias e inundações já estão a reconstruir as suas vidas, após terem perdido quase tudo.

Segundo Anselmo João, do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai, o processo de distribuição segue-se ao de parcelamento iniciado há cerca de duas semanas , estimando-se em 600 o total de talhões a distribuir para igual número de famílias que se encontravam em situação de risco. “Ate agora, foram já parcelados cerca de 360 talhões que são imediatamente distribuídos aos necessitados”, disse o nosso interlocutor.

O trabalho de parcelamento de talhões foi simultaneamente feito com o de abertura de vias de acesso numa extensão de sete quilómetros para permitir a circulação de pessoas e bens. O Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Agua (FIPAG) esta neste momento a fazer estudos diversos para se garantir a instalação da rede de abastecimento de água.

Enquanto não se conclui o processo de alocação de água, o abastecimento é assegurado através dum depósito de cinco mil litros. Também a Electricidade de Moçambique encontra-se em estudos avançados de viabilidade de instalação da luz eléctrica para que as mais breve possíveis as comunidades tenham acesso a este recurso.

Porque a cidade de Xai-Xai se sente limitada do ponto de vista de espaços disponíveis para acolher parte dos reassentados, a edilidade negociou com as autoridades distritais de Xai-Xai. É por isso que algumas das famílias poderão ser instaladas na área jurisdicional do distrito de Xai-Xai. Para se minimizar os custos de edificação de novas casas e porque muita gente ficou sem nada, o Conselho Municipal está igualmente a atribuir doze chapas de zinco em cada uma das famílias.

Enquanto isso, na cidade de Xai-Xai retomou-se a vida normal depois de se ter procedido à evacuação dos residentes durante a fase crítica das inundações. Por outro lado, durante a semana passada, muitas instituições do Estado, direcções provinciais retornaram aos seus pontos de origem, depois de terem encerrado há cerca de três semanas. O destaque na retomada vai para a banca e o comércio.

 

Legenda

Foto 1 – A chuva provocou estragos um pouco por todo o país, havendo agora necessidade de reassentar famílias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo