O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Albino, anunciou uma ofensiva rigorosa contra a comercialização de sementes não certificadas no mercado nacional.
O governante, que faltava em Maputo, durante a abertura da primeira Reunião do Comité de Coordenação do Sector Agrário, manifestou preocupação com a crescente presença de sementes falsificadas, conhecidas no meio como “sementes pintadas”, que são colocadas no mercado como se fossem certificadas.
Albino alertou ainda que esta prática, que considera lesiva para os produtores e para a credibilidade do sistema de certificação, tem contribuído para a baixa produtividade agrícola e para a desconfiança dos agricultores em relação ao uso de insumos melhorados.
Para fazer face a esta situação, serão criados serviços de inspecção de insumos agrários, uma estrutura que contará com poderes reforçados de fiscalização para combater as más práticas e garantir maior transparência no comércio de sementes e outros insumos estratégicos.
228
Artigo anterior

