Início » Saúde usa SMS´s para educação cívica

Saúde usa SMS´s para educação cívica

Por admin

O Ministério da Saúde, a mcel e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinaram, na última quarta-feira, em Maputo, um Memorando de Entendimento que dá início ao projecto 

“SMS para a Vida”, visando contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil e melhoria da saúde materna, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
A cerimónia teve lugar no Ministério da Saúde e foi testemunhada pelo Director Nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saíde, o Presidente do Conselho de Administração da mcel, Teodato Hunguana e o Representante Adjunto interino do UNICEF, Emanuele Capobianco.

O projecto “SMS para a Vida” visa apoiar o MISAU a melhorar, através dos Serviços de Mensagens Curtas (SMS), o nível de informação do público sobre as práticas de prevenção relacionadas com as principais doenças existentes no País, e sobre a utilização dos serviços de saúde pela população.

Como parte deste projecto, que tem a duração inicial de três anos, a mcel disponibilizará ao MISAU, a utilização da sua plataforma de SMS como um canal de comunicação para enviar a todos os assinantes da mcel, incluindo o serviço pré-pago e de contrato, mensagens de texto (SMS) com recomendações sobre saúde e outros elementos relativos à promoção dos direitos da criança.

A mcel vai também disponibilizar a inclusão das mensagens no serviço de recarga automática giro e serviço Mbip. As mensagens serão divulgadas mensalmente, podendo a frequência aumentar em caso de emergências humanitárias e de epidemias graves, como parte da resposta de emergência do MISAU.

“A mcel, no âmbito das suas acções de responsabilidade social corporativa, privilegia também acções onde a sua tecnologia pode ser aplicada para o bem das comunidades moçambicanas e, neste projecto específico, irá permitir que os seus mais de 5 milhões de clientes beneficiem de informações relacionadas com os cuidados de saúde pública e deste modo contribuir para o melhoramento da qualidade de vida das populações”, disse o PCA da mcel, Teodato Hunguana.

Por seu turno, o Director Nacional de Saúde Pública, Mouzinho Saíde, referiu que  “no âmbito da sua responsabilidade nacional de planificação de Saúde, o MISAU começou recentemente a contemplar o uso da telefonia móvel e da tecnologia SMS nos seus programas de promoção de saúde. Acreditamos que o maior aproveitamento destas tecnologias irá contribuir de forma significativa para o aumento do conhecimento de um segmento importante da população em relação aos cuidados primários de saúde e de protecção da criança”.

As mensagens deste projecto serão produzidas pelo MISAU com a assistência técnica do UNICEF, com base na mais recente edição do manual Saúde e Vida, publicado pelo UNICEF, OMS, UNESCO, FNUAP, PNUD, ONUSIDA, PMA, Banco Mundial e lançado em Moçambique pelo Ministério da Saúde em Abril de 2011. Este manual baseia-se nas mais recentes descobertas científicas de médicos e especialistas em desenvolvimento infantil de todo o mundo, e contém informação vital apresentada em linguagem simples que ajuda a salvar, a melhorar e a proteger a vida das crianças, evitando mortes maternas e de crianças, doenças, lesões e violência.

“Este é mais um exemplo de uma Parceria Público-Privada inovadora e estratégica para o país, e do papel crucial que o sector privado pode desempenhar, com os seus meios técnicos e recursos, no apoio aos esforços nacionais para a promoção da saúde e da protecção dos direitos da criança”, disse o Representante Adjunto do UNICEF interino, Emanuele Capobianco.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana